9 Benefícios de uma página empresarial no Facebook

Mais e mais empresários veem o Facebook como um importante aliado para atingir seus objetivos de negócios. Neste post vamos listar (e comentar) nove pontos essenciais para que você crie uma página no Facebook imediatamente.

Ando vendo recentemente muitas queixas sobre o Facebook. As pessoas dizem que ele está “morrendo” por conta das novas restrições ao feed de notícias e da suposta queda no Reach. “Especialistas” afirmam que não há mais motivos pra se ter uma página profissional no Facebook.

“Facebook está morto!” – Dizem eles.

Discordo fortemente desta afirmação! Com base nisto, reuni alguns benefícios que uma página de negócios pode oferecer.

Vamos estudá-los?

1 – Aumento da exposição a clientes potenciais

Bem, não há muito a dizer sobre isto, não? São 1,5 bilhão de usuários todo mês acessando a rede social. E destes, 1 bilhão acessam o Facebook diariamente.

Caso esteja com dificuldades para encontrar clientes para seu negócio através do Facebook, considere repensar sua estratégia de marketing.

2 – Reunir mais Leads

Ter pessoas na sua página não é o suficiente para manter o negócio sustentável a longo prazo.

Mas e se o Facebook sumir do mapa qualquer dia desses?

Bem, se você não criou um vínculo com seu público fora do Facebook, então estará em sérios problemas.

É por motivos como este que diversas empresas conseguem leads através da captura de e-mail, para que entrem em contato com seu público fora do Facebook.

Grande parte faz isso por meio de concursos, brindes e boletins informativos – e é um sistema comprovado.

Mas você também precisa ter cuidado como você utiliza seus leads.

Por exemplo, não exagere com e-mails diários revendendo produtos de filiais e outros parceiros – a menos que a pessoa tenha se inscrito justamente para isto.

Enviar e-mails de forma consistente uma ou duas vezes por semana, com informações úteis que também levem seu público para o seu site – onde esperamos que se tornem futuros clientes.

3 – Diminuir seus custos com marketing

Criar uma página para o seu negócio no Facebook custa R$0. Isto mesmo, é de graça.

Obviamente, você pode pagar um designer gráfico para projetar uma bela imagem de perfil e capa – mas isso não é essencial.

Caso não disponha de recursos para investir em design, fotos tiradas do seu negócio podem (e devem) funcionar muito bem.

O detalhe é que ter uma página sobre o seu negócio no Facebook não custa nada até que se decida por pagar anúncios (para ter mais visibilidade) e assim conseguir mais curtidas na sua página, ou impulsionando posts. E estes são recursos que recomendo fortemente assim que seja possível investir nisto.

Anúncios do Facebook são relativamente baratos quando comparados com anúncios impressos, de rádio ou de TV tradicionais – e são absurdamente mais direcionados (você escolhe o público que deseja atingir com sua publicação).

Ao direcionar precisamente as publicações para pessoas interessadas no conteúdo da sua página, você certamente vai manter os custos baixos com relação a marketing.

4 – Chegar a um público-alvo

Complementando o número 3, e é importantíssimo!

Justamente por existirem mais de um bilhão e meio de pessoas no Facebook, é muito provável que nem todos querem curtir a sua página.

Na verdade, não seria tão interessante que todos gostem da minha página – certamente uma pequena fração dos usuários realmente iriam se envolver com os meus posts.

Se você tem um negócio local, direcionar seus anúncios para os clientes-alvo dentro de um raio de 8 a 10km. Os anúncios podem custar um pouco mais, mas os Likes na sua página e potenciais consumidores serão impactados, certamente.

Com anúncios no Facebook, você pode ser certeiro – se você segmentar o anúncio corretamente.

5 – Utilize o Facebook Insights

Esta ferramenta é importantíssima e muito boa pela facilidade para encontrar as informações que precisamos.

É bem simples de entender – mesmo para pessoas sem conhecimento técnico. E eles fornecem muita informação para tomada de decisão.

Observando a página rapidamente, é possível ver:

• Quantidade de Likes;

• O alcance dos posts e da página em si;

• Engajamento da página;

• Pós Performance, posts e outras informações;

Você pode andar pela página e descobrir como posts específicos estão se saindo, a demografia de seu público, etc.

Compare isso com a execução de um anúncio em seu jornal local. Você está dado quaisquer estatísticas de quantas pessoas visitaram sua loja/site com base no anúncio?

Não!

6 – Construir uma fidelidade com a marca

Além de ser um lugar para construir uma base de clientes e vender produtos, uma página de negócios do Facebook pode fazer maravilhas para ajudar você a construir a fidelidade à marca.

O que exatamente isso significa?

Bem, se você periodicamente inserir conteúdo valioso e divertido, seus seguidores vão permanecer fiéis – mesmo quando você cometer algum deslize.

Hoje, grande parte das pessoas procuram empresas na internet para comprar de – e eles procuram nas mídias sociais, de forma predominante.

Se você é ativo e receptivo com seus seguidores, eles são muito mais propensos a fazer negócios com você do que uma empresa sem presença no Facebook ou uma página mal administrada.

7 – Aumentar seu tráfego na Web

Administradores de página do Facebook que já estão mais espertos usam suas páginas para direcionar o tráfego para seus sites.

Se tudo que você está fazendo no Facebook é criar engajamento em seus posts, então você está só entretendo seu público – e não vendendo.

Então comece a usar mensagens de link para direcionar o tráfego para seu site.

A grande coisa sobre mensagens de link é o Facebook agora gera uma imagem em miniatura de largura total se o site tiver essa imagem disponível.

Porque isto chama mais a atenção, e estas imagens mais amplas são mais propensos de serem clicadas por quem está a observando.

Postar links para seu site é uma parte essencial de qualquer estratégia de conteúdo para o Facebook.

É interessante variar entre posts de links e posts sem links, para que o pessoal comente e curta mais.

Os likes, comentários e compartilhamentos são menores nos posts que contém links – e isso é normal – porque nosso objetivo é direcionar o tráfego com esses posts, não necessariamente obter o engajamento no Facebook.

8 – Ser visível em dispositivos móveis instantaneamente

A grande maioria dos usuários do Facebook acessam o site através de seus dispositivos móveis (celulares e tablets, normalmente) – muitos deles apenas com um dispositivo móvel (o celular, principalmente).

Como esta tendência cresce – torna-se mais e mais importante para o seu negócio para ter uma presença no Facebook.

Um grande detalhe sobre ter uma página no Facebook é que ele acaba fazendo o trabalho pesado para você! – Otimizar sua página para desktops e dispositivos móveis.

Quando as pessoas vêem sua página no Facebook em um dispositivo móvel, tem acesso a:

  • Horário de trabalho
  • Endereço
  • Avaliações

Número de telefone para chamar diretamente do app móvel Facebook

Acesso rápido e fácil as informações da sua empresa assim, rapidamente…. Que tal?

9 – Observar sua concorrência

Um novo recurso interessante nas páginas do Facebook permite que as empresas observem resultados dos seus concorrentes.

Obviamente, isso não significa que você pode olhar resultados de vendas ou resultados de seus anúncios – mas é uma ótima maneira de ver como outras pessoas na sua área de nicho e estão crescendo no Facebook.

Por isso é útil?

Se você olhar para as páginas para prestar atenção e ver uma página explodiu e está com vários novos Likes, você pode visitar esta página para ver o que eles estão fazendo para conseguir tal resultado.

Talvez um post teve enorme sucesso e você pode fazer algo semelhante ao que eles estão fazendo na sua página para ganhar mais likes também.

Isso não pode dar-lhe uma tonelada de informações, mas às vezes apenas um pouco de motivação para dar quebrada em hábitos não tão efetivos no Facebook e melhorar sua postagem e publicidade.

Afinal, nenhuma empresa quer um concorrente com mais likes que ela, não?

Bem, pessoal! Espero ter sido claro e de alguma forma ter auxiliado você que pretende criar uma página para sua empresa no Facebook, ou então se você tem um perfil no Facebook ao invés de uma FanPage, que repense sobre isto e realize um “upgrade” na sua página.

Abraços e até a próxima!

Outros Artigos

Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade.